Sinopse: Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?
Resenha:
Katniss Everdeen é uma garota de 16 anos que vive no distrito 12 de Panem. Todos os anos, para mostrar que o Capitol manda em tudo, ocorrem os Jogos Vorazes, onde são sorteados 2 jovens de cada distrito para que só um saia vivo desse jogo.
Quando sua irmã Prim é sorteada o coração de Katniss para e ela se oferece como tributo.Então junto com Peeta ela encara o jogo que é um entretenimento para a população da Capital.
Nunca me interessei muito por essa trilogia, cheguei a ter o livro nas mãos e dizer que não me chamava atenção. Mas um dia desses assisti ao filme desse livro e fiquei doida para ler, e agora aqui estou eu fazendo essa resenha.
O título Jogos Vorazes é justamente a referência ao reality show mais sangrento e desumano que se pode imaginar. Vinte e quatro crianças e adolescentes tendo que matar e lutar umas com as outras, para conseguir – não só voltar para a casa – mas uma condição melhor do que se vivia antes dos Jogos.
O livro é narrado em primeira pessoa pela Katniss, e isso é legal, pois enchergamos as coisas da forma que ela percebe e através notamos a preocupação que ela tem com a família e também o quão forte ela é.
Os personagens são muito bem trabalhados, todos tem uma personalidade coracterística bem forte, como por exemplo o Peeta, que é muito carismático e maravilhoso com as palavras. Já a Katniss é totalmente diferente, ela é séria e já passou por muita dificuldade.
Achei a narrativa muito boa, e a leitura fluem muito bem, li super rápido. E sim, tem romance, até mais que no filme, mas sem aquele clichê de "preciso de você" ou "você é tudo pra mim", pois eles tem problemas maiores do que esse: sua sobrevivência.
O livro é lindo, e trágico. É horrível ler as mortes e as brigas com tantos detalhes, e os sentimentos de Katniss por seus queridos. Mas é uma história de luta. Não somente luta física, mas também uma superação. Onde Katniss tem que mostrar ser adorável e ingênua (coisa que não é) para poder ganhar os Jogos.
Me surpreendi com o filme, achei que pelas adaptações que eu assisti ele é o melhor, achei que a adaptação ficou ótima, claro que não é totalmente fiel ao livro, mas é quase. E espero que Em Chamas também seja assim. Sim, eu já li o segundo livro da trilogia e logo logo vou postar uma resenha para vocês.
Bom, eu achei esse livro maravilhoso, me surpreendeu e eu gostei muito mesmo, então eu super recomendo, não faça igual eu que quase deixei de ler.
Beijão!
Nenhum comentário:
Postar um comentário