19 de setembro de 2014

Conhecendo os gêneros literários!


Oie galerinha! Para hoje, eu decidi abortar uma coisa que eu acho legal saber, que são os tipos de gêneros de livros e suas características. Esse post é para as pessoas como eu, que leem mas não sabem diferenciar os gêneros muito bem e para os curiosos que são sempre bem-vindos.

Atualmente, o mercado literário está crescendo cada vez mais, e com isso, novos gêneros e classificações são criadas. Teoricamente só existem três gêneros literários: o épico, o dramático e o lírico. Sendo assim, os gêneros que nós conhecemos, na verdade são sub-gêneros e classificação desses três de uma forma mais ampla extensa.  

Mas, com tanta classificação nós muitas vezes ficamos perdidos, né?! Até porque na maioria das vezes temos mais de um gênero incluso no livro, por exemplo: Um livro infanto juvenil com fantasia, romance e humor, ou um Sick-lit com ambientação New Adult e grande carga de drama. Então, para classificar um livro é necessário identificar o elemento que se destaca dos demais, sendo então a característica principal do mesmo. 

Vou apresentar para vocês alguns dos gêneros mais conhecidos e darei alguns exemplos! Se você quer continuar lendo clique em Leia Mais! Quem sabe você descobre qual seu gênero favorito!


Romance
Romance é toda história longa e complexa, contando com personagens principais e secundários. A diferença entre romance e novela não é clara, mas costuma-se definir que no romance há um paralelo de várias ações, enquanto na novela há uma concatenação de ações individualizadas. No romance, uma personagem pode surgir a meio da história e desaparecer depois de cumprir sua função. Outra distinção importante é que no romance o final é um enfraquecimento de uma combinação e ligação de elementos heterogêneos, não o clímax.




Romance Policial
Romance policial é um gênero literário na qual se caracteriza pela presença do crime, da investigação e da revelação do malfeitor. Neste tipo do gênero literário, o foco remete para o processo de esclarecer o mistério, geralmente a cargo de um detetive, seja ele profissional ou amador. A essência da narrativa policial é a busca pela identidade desconhecida, pela totalidade dos índices.













Drama

Qualquer narrativa no âmbito literário em que haja conflito ou atrito. É todo texto ficcional de caráter "sério", não cômico, que apresenta um desenvolvimento de fatos e circunstâncias compatíveis com os da vida real. Na vida cotidiana um conjunto de acontecimentos complicados, difíceis ou tumultuosos pode ser um drama, assim como um acontecimento que causa dano, sofrimento, dor.

Comédia

Uma característica reconhecida da comédia é que ela é uma diversão intensamente pessoal. Para rir de um fato é necessário reconhecer (rever, tornar a conhecer) o fato como parte de um valor humano - os homens comuns - a tal ponto que ele deixa de ser mitológico, ameaçador e passa a ser banal, corriqueiro, usual e pode-se portanto rir dele. As pessoas com frequência não conseguem achar as mesmas coisas engraçadas, mas quando o fazem isso pode ajudar a criar laços poderosos.

Terror
O gênero de terror ou horror na literatura tem a intenção ou capacidade de atemorizar ou assustar os seus leitores, através da inclusão de sentimentos de horror e terror. Em suas diversas manifestações, é natural a existência de uma assustadora atmosfera de estranheza. O terror pode ser tanto sobrenatural, como não-sobrenatural. Comumente a central ameaça por trás de uma obra de ficção de terror pode ser interpretada como uma metáfora para os grandes medos da sociedade.





Poesia
 É uma das sete artes tradicionais, pela qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos, ou seja, ela retrata algo em que tudo pode acontecer dependendo da imaginação do autor como a do leitor. A poesia compreende aspectos metafísicos (no sentido de sua imaterialidade) e da possibilidade de esses elementos transcenderem ao mundo fático.











Fantasia
Os acontecimentos e ações na literatura fantástica muitas vezes diferem daqueles possíveis na realidade. Geralmente abordam seres sobrenaturais como vampiros, lobisomens, anjos, etc.














Ficção científica
Lida principalmente com o impacto da ciência, tanto verdadeira como imaginada, sobre a sociedade ou os indivíduos. O termo é usado, de forma mais geral, para definir qualquer fantasia literária que inclua o fator ciência como componente essencial, e num sentido ainda mais geral, para referenciar qualquer tipo de fantasia literária.





Distopia
Distopia é o contrário de um mundo perfeito, ou seja, o contrário de uma utopia. As distopias são geralmente caracterizadas pelo totalitarismo, autoritarismo, por opressivo controle da sociedade. Nelas, caem as cortinas, e a sociedade mostra-se corruptível; as normas criadas para o bem comum mostram-se flexíveis. A tecnologia é usada como ferramenta de controle, seja do Estado, seja de instituições ou mesmo de corporações.
Infanto Juvenil
Ramo da literatura, dedicada especialmente às crianças e jovens adolescentes. O conteúdo de uma obra infanto juvenil precisa ser de fácil entendimento pela criança que a lê, seja por si mesma, ou com a ajuda de uma pessoa mais velha. Além disso, precisa ser interessante e, acima de tudo, estimular a criança.











Young Adult (Jovem-adulto) ou YA <3
Literatura para pessoas de 14 a 21 anos. Separa-se de Literatura infantojuvenil por deixar de lado a ingenuidade dos protagonistas e concentrar-se em temáticas mais adultas. É um gênero bem abrangente. Também entra nessa definição o "Kidult" (abreviação de Kids + Adults), que refere-se ao adulto com hábitos de jovens (adolescentes).













New Adult (Novo Adulto)






Literatura voltada para pessoas de 18 a 25 anos, que conta com personagens iniciando sua vida adulta e aborda temas mais maduros como primeiro emprego, faculdade, amadurecimento pessoal, sexo, etc.












Eróticos
A literatura erótica é o gênero literário que utiliza o erotismo em forma escrita, para despertar ou instruir o leitor sobre as práticas sexuais. Pode também ser chamada de literatura pornográfica, se as cenas sexuais são realmente muito explícitas. Em sua maior parte utiliza-se do gênero literário romance de uma forma mais madura e picante.












Chick-lit <3
Chick lit é um gênero ficção dentro da ficção feminina, que aborda as questões das mulheres modernas. Chick-Lits são romances leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna, independente, culta e audaciosa. Apesar de algumas vezes que inclui elementos românticos, o chick lit geralmente não é considerada uma subcategoria direta do gênero romance, porque, no Chick lit a relação da heroína com sua família ou amigos pode ser tão importante quanto a seus relacionamentos românticos
.

Sick-lit
Esse é um gênero novo no mercado, caracterizado por narrativas tristes, melancólicas, algumas até bem depressivas. Aborda temas como bullying, depressão, suicídio, homicídio, doenças graves (como câncer), distúrbios alimentares, etc!





Então é isso. Sei que é bem cansativo ler isso, mas se você chegou ao fim, obrigada! E espero que tenha aprendido algo, assim como eu. Tipo, gente, eu não fazia ideia do que é "Sick-lit"!

Beijos!

Fonte: Um Viciado em Livros

Nenhum comentário:

Postar um comentário